top of page

CASA DE ACOLHIMENTO RESGATAR

casa de passagem 2
SEAS 2

  A Casa de Acolhimento Resgatar é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que está instalada no município de Sumaré deste 1997, com atuação predominante na Assistência Social. Desde então vem buscando aprimorar o seu trabalho no sentido de atender a legislação vigente, e tornar-se integrante da rede de serviços sócio assistenciais do Município garantindo proteção integral á adultos, famílias em situação de risco pessoal, moral e de abandono.

  A instituição é baseada em princípios éticos-morais da valorização da pessoa humana e na garantia de direitos á pessoas em vulnerabilidade social, um marco importante para a instituição se deu na formalização dos Termos de Colaboração com o poder público Municipal através de chamamentos públicos, em 2017 e 2018 que fortaleceu a instituição e houve sua inserção na rede de atendimento do Município, quando passamos a prestar serviços de Casa de passagem e Abordagem Social para pessoas em situação de rua e abrigo de proteção para mulheres vítimas de violência doméstica.

 

CASA DE PASSAGEM

  A Casa de Passagem contribui para o atendimento e o acolhimento provisório de pessoas em situação de rua, de ambos os sexos, em situação de risco e/ou abandono, e/ou rompimento dos vínculos familiares, sem condições de sustento próprio, a casa de passagem está destinada a receber no máximo de 20 pessoas, ofertando acolhimento imediato e emergencial, distinguindo -se do acolhimento institucional por ter um fluxo mais rápido, uma vez que recebe indivíduos em trânsito, com uma permanência máxima de 90 dias, respeitando o direito de permanência por tempo determinado, de acordo com as articulações e ações entre os Serviços de atendimento à população em situação de rua.

  Oferecemos acolhimento personalizado e humanizado. A procura pelo Projeto deverá ocorrer, em grande escala, através de encaminhamentos e autorizações do CREAS (Centro de referência Especializado em Assistência Social).

 

  A missão da instituição é promover os direitos de cidadania dos usuários na perspectiva de estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promover hábitos e atitudes de autonomia e de interação social com as pessoas da comunidade.

 

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL

(SEAS)

 

  É um serviço realizado por uma equipe técnica composta por Assiste Social, Psicóloga e Educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

  A abordagem é realizada nas ruas através de busca ativa nas praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como

feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, prédios abandonados, semáforos, entre outros locais.

  O Serviço garante atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas ofertadas pelo poder público Municipal, na perspectiva da garantia dos direitos.

 

 Para tanto, a equipe deve buscar a construção gradativa de vínculos de confiança que favoreça o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas.

  A abordagem social constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social. Devem ser considerados os diversos locais onde se observe incidência ou concentração de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

  A definição dos locais de intervenção do serviço deve ser baseada em um planejamento coordenado pelo órgão gestor de assistência social, envolvendo as unidades de oferta do Serviço (CREAS, unidade referenciada ao CREAS). Os usuários do serviço especializado em abordagem social, são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e familiares e situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

 

  De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

LAR MULHER

 

  O Lar Mulher é um local seguro que oferece moradia protegida e atendimento integral a mulheres e seus filhos em risco de morte iminente em razão da violência doméstica. É um serviço de caráter sigiloso e temporário, no qual as usuárias permanecem por um período determinado, durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas.

  Os técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) fazem a triagem. Em geral, essa análise é feita por assistentes sociais ou psicólogos que, ao escutá-la, detectam a vulnerabilidade da mulher em relação ao agressor e a direcionam para o local mais adequado.

A Instituição visa:

 

·   Proteger mulheres e prevenir a continuidade de situações de violência;

·   Propiciar condições de segurança física e emocional e o fortalecimento da autoestima;

·   Identificar situações de violência e suas causas e produzir dados para o sistema de vigilância socioassistencial;

· Possibilitar a construção de projetos pessoais visando à superação da situação de violência e o desenvolvimento de capacidade e oportunidades para o desenvolvimento de autonomia pessoal e social;

· Promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva;

· Assegurar um atendimento integral e interdisciplinar às mulheres e seus filhos, em especial nas áreas psicológica, social e jurídica.

 

Considerações Finais

 

A Casa de Acolhimento Resgatar em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré busca dignidade e justiça para todos os usuários dos serviços, sensibilizando a sociedade contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, combatendo a desigualdade social, seguimos praticando a ética da solidariedade, e desenvolvendo um trabalho com qualidade, responsabilidade e comprometimento, garantindo direitos dessa população que vive em extrema vulnerabilidade socia

lar mulher 2
Resgatar 2.jpg

MISSÃO

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, nossa missão é acolher adultos e famílias em situação de rua ou risco pessoal e social, promover acesso à rede socioassistencial, aos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos e às demais políticas públicas, reaver vínculos familiares, ingressar os acolhidos no mercado de trabalho para conquistarem autonomia, resgatar a dignidade como ser humano Integral, que necessita de desenvolvimento, proteção e perspectiva de vida.

VISÃO

Ser referência no acolhimento institucional para adultos e famílias, mantendo e melhorando a qualidade do serviço social prestado e alcançando. Acreditamos ainda que se no presente oferecermos o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, estabelecemos maior justiça social, e com amor e dedicação, no futuro teremos cidadãos de bem e uma sociedade mais digna e justa.

VALORES

Respeito, Amor; Fé, Dignidade, Ética, Esperança, Responsabilidade.

GALERIA DE FOTO

bottom of page